Musicoterapia

O que é a musicoterapia :

 

​Utilização de qualquer manifestação sonora, seja ela musical,com ruídos ou silêncio, com o objetivo de promover a saúde do paciente, auxiliando na melhora e cura das dificuldades apresentadas num ambiente lúdico, criativo, confortável e harmonioso.

 

Publico Alvo : Pessoas com : autismos, síndrome de down (e outras), problemas de saúde mental (transtornos de ansiedade, pânico), déficits de atenção, traumas emocionais, traumas causados por acidentes, paralisia cerebral, distúrbios de comportamento e outros, problemas de cognição em geral. 

Musicalização Terapêutica

 

O que é a musicalização terapêutica :

 

A musicalização terapêutica é baseada no ensino da música com um olhar terapêutico sobre as ações e resultados alcançados pelos alunos ( pacientes). O foco é o despertar do eu interior do aluno promovendo mudanças em seu quadro patológico, ajudando no desenvolvimento e cura nos setores onde o aluno possua dificuldades.

 

Público Alvo: Mesmo da musicoterapia com a diferença que as patologias estejam num grau mais leve onde o aluno consiga atender de forma confortável e natural aos comandos do professor: ouvir, executar e se comunicar.

 

O fato da musicalização terapêutica ter seu objteivo na melhora das patologias diversas que serão levadas a sala de aula,o professor  NÃO DESCONSIDERA a ​relação de prazer, de estimulo da auto estima e também da desenvoltura e performance  musical do aluno.É de suma importância que o aluno se sinta estimulado a estar em contato com a música tendo sua criatividade estimulada e sua auto estima fortalecida. 

 

“Cada criança tem sua identidade sonora em ação desde a gestação. O primeiro som que o bebê ouve é o da batida do coração da mãe. Mesmo aos 3 meses de gestação, quando o sistema auditivo ainda não está formado, o bebê ouve as batidas do coração e os sons do funcionamento dos orgãos da mãe através da pele. Ouso dizer que a música se faz presente na vida de um ser humano desde o momento do óvulo fecundado.”    Frida Maurine 

Frida Maurine

Frida Maurine é violinista e musicoterapeuta. Fez estágios na Clínica do Conservatorio Brasileiro de Música, Centro de Desenvolvimento Humaita e outros. 

Trabalhou como musicoterapeuta no Lar de Daniel Cristóvão e a mais de dois anos integra a equipe de terapeutas da Fundação Amélia Dias, onde além dos atendimentos com musicoterapia e musicalização, faz parte de um Projeto chamado " Descobrindo o Mundo". Projeto de desenvolvimento da cognição , processo de sociabilização e alfabetização para crianças com dificuldades diversas. 

Frida Maurine também foi a idealizadora da primeira oficina de violinos do Grupo Cultural Afroreggae que se iniciou no ano de 2004 , desenvolveu aulas de violino para as crianças da Comunidade Parada de Lucas. Hoje a Organização já conta com uma grande orquestra.

Frida Maurine também é idealizadora do Projeto Flor de Lótus onde atua com a  Musicalização Terapêutica através do violino para crianças do bairro da Pedra de Guaratiba.